Padron Climatização e Automação

Ver Mais

Notícias

Edificações terão etiquetas de nível do consumo Publicado em: 23/2/2012 às 14h56
23/02/2012

Na fabricação de alguns produtos consumidos no mundo, os fatores ambiental e energético são cada vez mais levados em consideração. Geladeiras, freezers, carros, entre outros, são colocados à disposição dos consumidores, com avaliadores de consumo de energia agregados em sua embalagem ou em seu manual de instruções. A novidade é que imóveis terão que ter uma etiqueta, como as das geladeiras, mostrando sua eficiência energética, já que as edificações residenciais consomem quase 50% da energia elétrica produzida no País, o que implica necessidade real de redução do uso de energia.


Para capacitar profissionais para fazer esta avaliação, o Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE), da Universidade Federal do Pará (UFPA), oferecerá o  curso para Aplicação do Regulamento Técnico de Qualidade do Nível de Eficiência Energética em Edificações Residenciais (RTQ-R).O evento ocorre no próximo mês de março e tem apoio institucional do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), da Eletrobras e do Inmetro.

As inscrições estão abertas. Serão ofertadas 30 vagas - com, no mínimo, 15 inscritos para o curso ter início. O material didático será disponibilizado em arquivos digitais em CD-ROM e o RTQ-R impresso.

Etiquetagem - O curso de Etiquetagem de Imóveis tem por finalidade capacitar profissionais da área da construção civil para fornecer ferramentas necessárias para a realização de projetos, os quais reduzam os custos e economizem energia elétrica, propiciando a aplicação de uma etiquetagem referente ao nível de eficiência energética em edificações residenciais.

Período - O curso será dividido em duas partes: um período presencial, que será de 1º a 3 de março de 2012; e um período de exercícios a distancia, que será realizado nos dias  4 e 5 de março de 2012. A carga horária será distribuída da seguinte maneira: 20 horas, sendo 16 horas presenciais e quatro horas a distância.

As inscrições poderão ser feitas no site da Fadesp. O investimento para a realização do curso é de R$ 620,00, podendo ser parcelado em duas vezes. A primeira parcela em janeiro e a segunda parcela até o final de fevereiro. Pagamento via boleto bancário.

Para a coordenadora do curso, professora Heliana Aguillar, “serão formados profissionais com habilidade de diagnosticar  o nível de consumo de energia em edificações, para que, no momento da negociação de compra com um cliente, ele possa fornecer todas as informações necessárias sobre o consumo de energia daquele imóvel.”

Ela afirma, ainda, que a regulamentação para prédios residenciais foi publicada em 2010 e que obedecerá a algo muito parecido com a dos eletrodomésticos vendidos atualmente. “As edificações irão do nível  A, considerado ‘eficiente’, até o nível E, ‘não eficiente’, dependendo do consumo de energia”, explica  a pesquisadora. (Ascom UFPA)

Serviço:

Inscrições para o curso de Aplicação do regulamento técnico de qualidade do nível de eficiência energética em edificações residenciais ( RTQ-R) no site da Fadesp 

Investimento: R$ 620,00. Podendo ser parcelado em duas vezes. Primeira parcela em janeiro e segunda parcela até o final de fevereiro.

Período de realização do curso: 1º, 2 e 3/03/2012 (presencial) e 4 e 5/03/2012 (exercícios a distância)

Local: Laboratório do GEDAE. Setor Saúde. UFPA - Campus Guamá. Belém.


Horário: 1º/3 (quinta) e 2/3 (sexta) das 17h30 às 21h30 e 3/3 (sábado) das 08h às 18h.

Fonte: Abrava

25/03/2021
O Ar Condicionado na Pandemia
09/03/2021
DIA INTERNACIONAL DA MULHER PADRON 2021
05/03/2021
SINDRATAR-PE FAZ CURSO ON-LINE
15/07/2020
ENTRAC VIRTUAL 2020 INSTALAÇÕES EFICIENTES E EFICAZES